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João Câmara

Pintor e gravador

Fixou-se no Recife em 1955. A partir do anos 60, participou de muitos salões e bienais em âmbito nacional e internacional, com destaque para a Bienal de São Paulo (1994). Realizou também numerosas individuais, entre as quais devemos destacar: 1993/1994, Maison de l’Amerique Latine, Paris; 1994, Museu Charlottenborg, Copenhague (Dinamarca); 1995, Dan Galeria e Museu de Arte Contemporânea Ibirapuera, São Paulo; 1999, Dan Galeria, São Paulo; 2002, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Analisando a figura humana na obra de João Câmara, Almerinda da Silva Lopes escreveu em 1996: “Confere a seus retratados uma fatura bastante pessoal, o que lhe dá o status de retratista inovador. Imprime a essas obras uma expressão plástica inconfundível que vai buscar, ao longo de sua caminhada artística, nas diferentes vertentes estéticas de um passado remoto ou próximo. Revisita a história, tomando, sem constrangimento, emprestados de um Cézanne, Picasso, Kirchner, Grosz, Beckmann, Dix, Bacon, os elementos pictóricos que considera mais adequados aos seus propósitos estéticos e críticos que, depois de transformados ou alterados, permitem-lhe representar realidades visíveis e invisíveis, com intensa curiosidade intelectual e artesanal.”