Bárbara Xumaia

Exibindo todos 8 resultados


Bárbara Xumaia

Perfil do artista


Bárbara Elizabeth Schulmayr Guzzi
Berlim – Alemanha – 07/07/1936

Embora nascida em Berlim, em 7 de julho de 1936, Barbara Xumaia (Schulmayr) tem uma maneira toda própria de entender o Brasil, para onde veio com seus pais, em 1955. Interessada por arte, ela realizou aulas da técnica de batik com o artista Toyota em meados da década de 1960, mas seu talento para pintar se desenvolveu no contato com as crianças.
Barbara lecionou, de 1960 a 1980, no Jardim Escola São Paulo, instituição que adota o método Montessori, que se caracteriza pela liberdade dada às crianças para que desenvolvam as suas potencialidades. Com a artista, ocorreu o mesmo, pois ela foi, gradualmente, apresentando, em seus trabalhos, uma forma própria de ver o País.

Seus motivos brasileiros, permeados de festas já foram apresentados em exposições individuais na África do Sul, EUA, Alemanha e Japão, além de numerosas coletivas no Brasil e no exterior, caracterizadas pela apresentação de um Brasil repleto de alegria e cores intensas.

A partir dos anos 1990, quando as litogravuras saíram de moda, Barbara, hoje radicada no Guarujá, no litoral paulista, começou a ter mais dificuldade para comercializar a sua obra, vivendo hoje da produção caseira de porta-copos, jogos americanos, bandejas, bolsas e chapéus, tudo com reproduções de seus trabalhos.

Uma das marcas registradas do trabalho de Barbara é o intenso azul do céu que coloca em suas obras, assim como um pontilhismo muito particular presente nos telhados das dezenas de casas que coloca em suas pinturas. Essas imagens geralmente são acompanhadas de um sol intenso, em cores quentes, que estabelece um clima alegre, revelando um Brasil cada vez mais difícil de encontrar no mundo real.

Fonte: Oscar D’Ambrosio – crítico de arte