Castro Rodrigues

Exibindo todos 2 resultados

Castro Rodrigues
Perfil do Artista

Castro Rodrigues

Antonio Arthur de Castro Rodrigues
(Cristina-MG, 15 de janeiro de 1921 / junho de 2012)

Filho de Arthur de Castro Rodrigues e Isabel Garcia de Castro Rodrigues. Estudou no Rio de Janeiro. Conheceu Armando Viana, Osvaldo Teixeira, Di Cavalanti, Flavio de Carvalho, Mario Zanini e outros. Veio para São Paulo servir no 3º Batalhão em Quitaúna. Conheceu Carlos Ayres, Diógenes Campos Ayres, Madureira e outros tantos artistas plásticos, o que o levou a tomar gosto pela pintura. Começou a trabalhar na Secretaria da Agricultura em São Paulo. Na época o Dr. Iglesias era o diretor do Ensino Agrícola no estado de São Paulo e o convidou para vir à Itapetininga. Começou a trabalhar na Escola Agrícola, no Capão Alto, onde foi transformado em presídio aberto, no tempo do Presidente Jânio Quadros.
Como advogado, registrado sob nð 72505, militou durante 22 anos em nossa cidade. Aposentou como Diretor Administrativo da Secretaria da Justiça.
Casou em 1952, em Itapetinnga com Ana Maria Iglesias, de Conchas. Filha de Lázaro Iglesias de Lima e Silvia Raposo de Lima.

Antonio Arthur de Castro Rodrigues, juntamente com Carlos Ayres fundaram o Museu de Artes Carlos Ayres, onde foi presidente durante 40 anos. Já foi chefe do Gabinete da Prefeitura Municipal, secretário da Educação, Presidente da Comissão de Defesa Civil. É membro da Academia Itapetiningana de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Associação Paulista de Belas Artes. Já participou de mais de 50 exposições de Artes em São Paulo, Rio de Janeiro e Itapetininga.
Autor da 1® Cartilha Ecológica Brasileira. 60.000 exemplares distribuídos nas escolas de SP, MG, RJ e PR.
Autor de Cidade Histórica de Minas Gerais, roteiro de Vila Rica do Pilar, contendo mais de 100 desenhos.
Reminiscências de São Paulo, mostrando São Paulo antiga até a década de 50 (vai sair uma segunda edição).
Reminiscências do Rio de Janeiro – Rio antigo.
Reminiscências de Ouro Preto – fez mais de 40 vezes para Ouro Preto para preparar este trabalho.
Folheto Histórico ilustrado de Itapetininga em 1981.
Reminiscências de Itapetininga.

Antonio Arthur de Castro Rodrigues escolheu como patrono da cadeira número 37 do IHGGI o Historiador DR. FRANCISCO DE ASSIS IGLESIAS.

Antonio Arthur de Castro Rodrigues faleceu em junho de 2012.