François Morellet
Não foi encontrado obras do artista no acervo, consulte a área de leilões
ou se preferir entre em contato para solicitar obras deste artista.Fale Conosco
Não foi encontrado obras do artista no acervo, consulte a área de leilões
ou se preferir entre em contato para solicitar obras deste artista.Fale Conosco
(30 de abril de 1926 – 10 de maio de 2016)
Foi um pintor contemporâneo francês, escultor e artista de luz . Seus primeiros trabalhos prefiguravam arte minimal e arte conceitual , e ele desempenhou um papel proeminente no desenvolvimento da arte abstrata geométrica .
Após um curto período de trabalho figurativo / representacional , Morellet voltou-se para a abstração em 1950 e adotou uma linguagem pictórica de formas geométricas simples: linhas, quadrados e triângulos reunidos em composições bidimensionais. Em 1961, ele foi um dos fundadores do Grupo de Pesquisa de Arte Visuel (GRAV), com os companheiros Francisco Sobrino , Horatio Garcia-Rossi , Hugo Demarco , Julio Le Parc , Jean-Pierre Yvaral (filho de Victor Vasarely). ), Joël Stein , Vera Molnár e François Molnár(os dois últimos deixaram o grupo pouco tempo depois). Morellet começou neste momento a trabalhar com a iluminação de tubos de néon .
A partir dos anos 1960, Morellet trabalhou em diversos materiais (tecido, fita, néon, paredes …) e, ao fazê-lo, investigou o uso do espaço expositivo em termos similares aos artistas de arte de instalação e de arte ambiental . Ele ganhou uma reputação internacional, especialmente na Alemanha e na França, e foi contratado para criar trabalhos para coleções públicas e privadas na Suíça , Grã-Bretanha , Itália , Holanda e Estados Unidos . Uma de suas obras faz parte da coleção permanente do Centro Internacional de Arte Luminosa (CILA) em UnnaAlemanha. Em 2016/2017, o CILA realiza uma retrospectiva da Arte da Luz de Morellet, a última exposição a ser curada pelo próprio artista, pouco antes de sua morte em maio de 2016.
François Morellet é representado por Galerie Nikolaus Ruzicska , ONIRIS – Florent Paumelle , Annely Juda Fine Art , Galeria Mayor , A arte Invernizzi , Galeria Hyundai , Jean Brolly , Galerie Hervé Bize e Galerie Kamel Mennour, em Paris .