René Smet

Exibindo um único resultado

René Smet
Perfil do Artista

René Smet

René Smet é um pintor belga , nascido em 30 de agosto de 1929 em Schaerbeek, Bélgica e morreu em 16 de dezembro de 2019 em Paris.

Biografia
Após os estudos clássicos em Saint-Luc , foi aprovado no concurso para a Real Academia de Belas Artes e foi residente da oficina Léon Devos de 1949 a 1950.

Em 1954, trocou a Bélgica pelo Brasil , onde morou por quatro anos. Seu período brasileiro foi decisivo na sua formação como pintor através da contribuição das cores extravagantes da floresta amazônica.

Para continuar enriquecendo seus conhecimentos, retornou à Bélgica e ingressou, durante dois anos, no workshop Paul Delvaux , no Institut Supérieur de la Cambre , bolsista de JM Folon

Em 1959, obteve uma bolsa estatal do governo belga que lhe permitiu permanecer dois anos em Paris, na Cité universitaire. Nesse período, formou-se em litografia.

Mudou-se então para Roma, na Academia Belgica , de 1962 a 1963, como bolseiro do Governo Belga, produziu sobretudo obras de inspiração religiosa.

Em 1964 regressou a Paris, onde se instalou definitivamente numa oficina aos pés da Butte Montmartre (Rue de la Tour d’Auvergne, 41 no IX arrondissement de Paris).

Em 1971, descobriu os Estados Unidos e o Canadá, onde expôs em inúmeras universidades americanas.

Depois de mais de um ano atravessando o Atlântico, regressou à Europa e expôs em várias cidades belgas.

Cada vez mais sentia a necessidade de encontrar paz e sossego para continuar a sua pesquisa pictórica. A serenidade de sua oficina tornou-se essencial para ele. O seu amor pelo mar também o levou a passar inúmeras estadias na Bretanha.

Solitário por natureza, tem uma necessidade essencial de liberdade e recusa-se a ficar preso a uma escola.

Em diversas ocasiões, seu trabalho foi reconhecido e premiado. Recebeu a medalha de prata no Prix Europe em 1962, em Ostende, e foi promovido a pintor de luz em 1984, no salão Tours.

Em 2011, foi residente da “La Maison Nationale des Artistes” em Nogent-sur-Marne . Este instituto serve de cenário para o filme com Annie Cordy Les souvenirs dirigido por Jean-Paul Rouve (2014)