Rubens Matuck

Exibindo um único resultado

Rubens Matuck
Perfil do Artista

Rubens Matuck

Rubens Matuck
(São Paulo, 1952) é um escritor, ilustrador, gravador, pintor, aquarelista, escultor, desenhista, designer gráfico, quadrinista e professor de arte brasileiro.

Formação Artística
Vindo de uma família de artistas, sendo seus irmãos os artistas: Carlos Matuck e Artur Matuck. Formado em Arquitetura pela FAU-USP, em 1977. Tem nos anos 70 sua formação inicial, com o artista plástico moldávio Samson Flexor, frequentando também o ateliê de pintura de Aldemir Martins. Sua formação neste período também inclui a gravura, com Evandro Carlos Jardim e Renina Katz e na escultura com Van Acker. Nos anos 80, tem contato com novas técnicas como a fotogravura com Thereza Miranda, além disso complementa seus estudos com Cláudio Kubrusly aprendendo a linguagem fotográfica. Faz cursos de fabricação de papel artesanal com Otávio Roth e também com o artista Jorge Mori é aluno de pintura a óleo.

Letras e escultura
Rubens Matuck iniciou sua pesquisas sobre as letras ainda na Faculdade de Arquitetura da USP em 1973, esculpindo e criando caixas de madeira com images tridimensionais das letras. Este estudo pessoal sobre a história da caligrafia e das próprias letras, acompanharam todo seu trabalho, influenciando inclusive na criação de sua obra maior a Historia em Quadrinhos: As Aventuras de Sir Charles Mogadon & do Conde Euphrates de Açafrão. Nos anos 80 foi quando Matuck teve aulas com o escultor José Antônio Van Acker, onde aprendeu modelagem e teve aulas de entalhe com o mestre. Sua obra escultória abriu horizontes e passou então a realizar temas como retratos, árvores e paisagens. Entre as maiores obras e mais importantes está a escultura em Cedro de 7 metros de altura colocada no vão do Hotel Almenat em São Paulo, esta obra durou quatro meses para ser realizada e contou com o auxílio do marceneiro Hugo Scigliano em 2001.

Escritor e ilustrador
De 1968 a 1994, Matuck trabalha como ilustrador para diversos segmentos entre eles os jornais: Última Hora, Jornal da Tarde, Folha da Tarde, O Estado de S. Paulo e as revistas: Playboy, Visão, Exame, Claudia, ISTOÉ, entre outras. Faz ilustrações e capas de livros, cria logotipos e também trabalhos de tipografia. Em 1979 funda a Editora João Pereira, em São Paulo, com Feres Lourenço Khoury, Luise Weiss e Rosely Nakagawa